até aqui nos ajudou o senhor

até aqui nos ajudou o senhor . A Bíblia está cheia de palavras poderosas que significam que ela pode mudar sua vida se cavarmos fundo o suficiente. O poder que Deus usa para enfeitar cada palavra de seu livro é incrível. Uma dessas palavras é Ebenezer . Esta palavra hebraica raramente é usada em conversas, mas pode ser encontrada em sermões e nomes de igrejas. Se sim, o que havia de tão forte nele? O que isso significa e como podemos aplicar essa palavra em nossa caminhada cristã?

No momento de ir para a igreja que você vai a uma congregação que realmente canta salmos antigos, ou no caso de você ter vivido a infância em uma congregação que o faz, você provavelmente percebe a melodia Venha, fonte de cada bênção. Foi escrito em 1757 por um pai pastor chamado Robert Robinson. É uma música poderosa sobre a bondade e graça de Deus para com Seu povo, embora a linguagem seja um pouco antiga.

Por exemplo, no segundo verso do hino há uma linha que diz: “até agora nos ajudou a versículo senhor” até meu Ebenezer . ” pode não saber o que isso significa. Estou cantando um hino e pensando: “Ebenezer Scrooge? De uma canção de natal? Como ele conseguiu essa música? ”

Acontece que há uma forte história bíblica por trás dessa palavra. O termo “Ebenezer” vem do livro do Antigo Testamento do Primeiro Rei. É uma palavra hebraica e sua origem nos é explicada em 1 Samuel 7:12 . Os filisteus atacaram os israelitas, mas Deus deu ao Seu povo a vitória sobre os inimigos. Depois de vencer a batalha, o profeta Samuel colocou pedras no campo de batalha entre as duas cidades de Judas, Mizpá e Shen. Quando ele o criou, ele disse ao povo: “o versículo até agora nos ajudou a si r.”

Deixe-nos ver este artigo para saber como Ebenezer até agora você tem me apoiado .

Quem é Samuel e o significado do nome samuel

Samuel foi um homem que foi escolhido para ser Deus desde seu nascimento milagroso até sua morte. Ao longo de sua vida, ela ocupou vários cargos importantes e ganhou o favor de Deus porque sabia obedecer.

Contemporâneo do Rei Saul e do Rei Davi é Samuel. Seus pais, Elcana e Ana, o dedicaram a Deus e deram o filho ao sacerdote Elias para criar no templo. Em Atos 3:20, Samuel é descrito como o último juiz e o primeiro profeta. Quase nenhum indivíduo na Bíblia era tão leal a Deus quanto Samuel. Significado de Samuel: Significado de Samuel é o Nome do deus.

A história de Samuel Bible

Samuel era um levita dos filhos de Coate. Ele é um dos poucos personagens bíblicos que tem um relato detalhado do nascimento.

Sua história na Bíblia começa com uma mulher estéril, Hannah, que ora a Deus por um filho. A Bíblia diz que Deus se lembra dela e ela está grávida. Ela chamou a criança de Samuel, que significa “Deus ouve” ou “o nome de Deus” em hebraico. Quando o menino foi desmamado, Hana o apresentou a Deus em Shiloh sob a tutela do Sumo Sacerdote Ellie.

Quando criança, Samuel servia no tabernáculo e servia a Deus com o sacerdote Elias. Ele é um jovem servo fiel que é amado por Deus. Uma noite, Deus estava conversando com Samuel enquanto ele dormia, e o menino por engano recebeu a voz de Deus para Eli. Isso aconteceu três vezes, até que o antigo pastor percebeu que Deus estava falando com Samuel.

Samuel cresceu em sabedoria e se tornou um profeta. Após a grande vitória dos filisteus sobre os israelitas, Samuel se torna juiz e reúne o povo contra os filisteus em Mizpá. Ele fundou sua casa em Rama e dirigiu a rede para várias cidades, onde resolveu as disputas das pessoas.

Infelizmente, Joel e Abia de Samuelsson, que foram contratados para segui-lo como juiz, eram tão corruptos que o povo processou um rei. Samuel obedeceu ao Senhor e ungiu o primeiro rei de Israel, o grande e belo Benjamin chamado Saul.

Em seu discurso de despedida, o velho Samuel advertiu o povo a abandonar os ídolos e servir ao Deus verdadeiro. Ele revelou a eles que, caso eles e o rei Saul desafiassem, Deus os retiraria. Mas Saul desobedeceu e ofereceu o próprio sacrifício em vez de esperar que o sacerdote Lord Samuel o fizesse.

Novamente, Saul desobedeceu a Deus em sua batalha contra os amalequitas e salvou seu melhor rei, inimigo e gado quando Samuel ordenou a Saul que destruísse tudo. Deus ficou tão amargo que rejeitou Saul e escolheu outro rei. Samuel foi a Belém e abençoou o jovem pastor Davi, filho de Jessé. Assim começa o longo julgamento quando o ciumento Saul persegue Davi pelas colinas tentando matá-lo.

Samuel reaparece para Saul – depois que Samuel morreu! Saul visita uma médium, a Bruxa Endor, e lhe ordena que cultive o espírito de Samuel na noite da grande batalha. Em 1 Samuel 28: 16-19, esse fenômeno disse a Saul que ele perderia a batalha, junto com sua vida e a vida de seus dois filhos.

Poucas pessoas em todo o Antigo Testamento eram tão obedientes a Deus quanto Samuel Bible . Ela é homenageada como uma serva intransigente no Salão da Fé em hebraico.

O que é Ebenezer?

Ebenezer é uma palavra hebraica e significa “ajuda de pedra”. A transliteração hebraica mostra sua pronúncia como “ebhen ha” azer. Esta palavra vem originalmente do nome de um menino na cultura judaica, mas é usada biblicamente no livro de 1 Samuel . Ebenezer tem o mesmo significado em hebraico e inglês.

Em 1 Samuel , descobrimos que Ebenezer é um lugar. Teólogos e arqueólogos não têm certeza de onde estão, mas acreditam que estejam perto da cidade de Afek. Em 1 Samuel 4: 1 , temos uma pista do paradeiro de Ebenezer. Diz: “Israel foi ao encontro dos filisteus na batalha e permaneceu do lado de fora em Ebenezer, enquanto os filisteus permaneceram do lado de fora em Afeque”. Esta área está localizada entre as montanhas baixas e o Mediterrâneo. Uma cidade real em Canaã que serviu como um ponto importante da cidade. Até onde a vista alcançava, a terra estava cheia de nascentes e solo fértil.

Pedra ebenezer

Em tempos de estagnação espiritual, caos ou ódio, muitas vezes somos culpados de confiar na superstição, na formalidade ou na adoração de símbolos externos. Podemos justificar e justificar nossas ações sob a desculpa de “é assim que sempre fizemos”.

Mas a Pedra Ebenezer deve significar para nós que a crença em algo ou alguém menos que Cristo é um precursor do fracasso. Se houver derrota ou fracasso, devemos nos arrepender das falsas crenças e deixar Cristo fora da equação. Quando tomamos conhecimento de nossas falsas crenças e mudamos o curso, ele é fiel em perdoar, nos dar misericórdia e fornecer sua orientação e proteção.

Onde Ebenezer é mencionado na Bíblia?

Ebenezer até agora nos ajudou, senhor, pode ser encontrado no livro dos Primeiros Reis do Antigo Testamento . A primeira menção é 1 Reis 4: 1, conforme mencionado acima. É aqui que os israelitas acamparam antes da batalha com os filisteus. Nesta história, os israelitas são derrotados pelos filisteus e a arca é retirada de Shiloh. Quando os israelitas foram derrotados novamente, a Arca da Aliança foi capturada.

Nosso segundo encontro com essa palavra poderosa é em 1 Samuel 7:12. Esse versículo explica: “Nesse ponto, Samuel pegou uma pedra e a manteve entre a mizpá e Shen. Ele o chamou de Ebenezer até agora nos ajudou, senhor e declarou: “Deus até agora me ajudou, senhor”. Após as duas derrotas anteriores, podemos presumir que o moral dos soldados caiu. Quando a batalha começou, as Escrituras dizem: “O Senhor rugiu contra os filisteus naquele dia e os lançou em confusão, de modo que foram derrotados pelos israelitas”.

Neste ponto das Escrituras, Ebenezer se torna o nome do altar. O significado não mudou, mas o poder interno foi revelado. Samuel orou para que seu povo desistisse de seus ídolos e caminhos imorais. Depois que suas orações foram respondidas com a derrota dos filisteus, a terra foi devolvida aos israelitas e houve paz entre os israelitas e os amorreus. Todas essas bênçãos valem a pena ser lembradas.

O propósito da conversão de Samuel era lembrar aos israelitas o que Deus havia feito por eles. Quando Deus removeu Sua presença e eles são derrotados, eles precisam de um lembrete visual. Foi a maneira de Samuel agradecer a seu Senhor, o Senhor de Israel.

O que é a pedra memorial Ebenezer?

O memorial de Ebenezer nos dias de Samuel era um altar ao Senhor. Um trecho da Bíblia do expositor diz: Este é um agradecimento por esta ajuda. e é um memorial permanente que perpetua a memória dele.

Samuel decidiu colocar o monumento Ebenezer em um lugar especial entre Mizpa e Shen. Shen é provavelmente exatamente onde os filisteus foram derrotados pelos israelitas. Um fato interessante sobre a localização de Samuels Ebenezer é: “A pedra de Samuel ficará no meio entre duas cenas de batalha: a batalha que ele venceu ajoelhando-se em Mizpá e a batalha que os israelitas venceram enquanto estavam nocauteando os filisteus, desencorajados pela tempestade ”, Escreveu o Dr. Blakey (p. 79).

Deus decidiu ajudar os israelitas depois que eles deram as costas aos seus maus caminhos. Sem o forte trovão, os filisteus poderiam derrotar os israelitas novamente. Samuel queria agradecer a Deus não apenas pelas bênçãos, mas também pelo castigo.

Por que Ebenezer é mencionado no hino “Come Thou Fount”?

Come Thou Fount é um hino escrito por Robert Robinson em 1758. Na segunda linha, ele escreve: “Aqui eu elevo meu Ebenezer.” Por que ele usou a palavra Ebenezer? Para responder a isso, precisamos olhar para sua vida antes que ele mude.

Robinson veio de um lar problemático e, após a morte do pai, sua pobre mãe o mandou para Londres para aprender a fazer a barba, escreveu John Julian. Por outro lado, o jovem Robinson estava em um grupo ruim. Uma noite, uma série de eventos ocorreu que o levou a uma reunião evangelística onde George Whitefield pregou, explica Bruce Hindmarsh em seu artigo sobre “Desejando a Deus”. As palavras que Robinson ouviu na reunião o fizeram aceitar a Cristo como seu Senhor. Salvador.

Ele começou a servir na Capela Metodista Calvinista e escreveu seu hino nacional favorito aos 23 anos. Quando ele usa a palavra Ebenezer, ele se refere à história de 1 Samuel 7. Robinson quer dizer que ele criou Ebenezer para lembrar de onde suas bênçãos vieram. Robert Robinson percorreu um caminho perigoso em sua vida até que Deus o desenraizou.

Este hino é Ebenezer de Robinson . Isso lembra não apenas a ele, mas também aos cristãos de hoje, que Deus nos tirou de uma vida pecaminosa e que podemos nos alegrar com ele para sempre.

A Bíblia King James

E Samuel pegou uma pedra e colocou-a entre Mizpá e Shen, e chamou-a de Ebenezer, e disse: O versículo até agora nos ajudou, senhor .

Portanto, vamos abrir nossos corações para louvar a Deus por Sua bondade e obras maravilhosas para nós (Salmo 107: 8). Não é apenas verdade que “até agora nos ajudou os salmos do Senhor”, mas também que Ele não desistirá agora!

Como os cristãos devem aplicar o conceito de Ebenezer em suas vidas?

O propósito de Samuel ao erguer o memorial em Ebenezer era ajudar o povo de Deus a se lembrar dos tempos de punição e dos tempos em que a mão de Deus estava sobre eles. Essa meta pode nos servir hoje em nossa caminhada cristã. Eu li um blog de Vanessa Myers sobre um assunto onde a autora descreve “O momento de Ebenezer” .

Os Momentos Ebenezer são momentos em que você saberá que Deus interveio em sua vida. Você percebe que somente Deus pode permitir os resultados que você experimenta. Sua ajuda trouxe você aqui.

A rocha é um material duro. Pode ser usado para construir coisas e fazer fogo. Deus é como uma rocha. Ele é um Deus amoroso que não pode ser facilmente destruído e pode enviar Seu Espírito Santo que pode acender um fogo inextinguível em nossos corações.

Hoje podemos ter Ebenezer em nossa vida. Podemos nos lembrar de ocasiões em que Deus mostrou sabedoria, orientação e misericórdia. Um exemplo que gosto de usar é uma revista. Meu diário consiste em orações, escrituras que falam ao meu coração por um momento e citações de pastores e livros cristãos que li. Durante as provas e realizações, escrevi algo nesta revista todos os dias. É assim que me lembro do que Deus fez por mim por meio de consequências e vitórias.

Existem outras maneiras de incluir o Ebenezer em sua vida. Talvez você tenha uma placa especial ou um presente que marcará seu momento Ebenezer . Para os cristãos de hoje, acho que podemos incorporar a ideia de Ebenezer todos os dias. Precisamos apenas olhar ao redor e encontrar algo que Deus nos deu .

Conclusão

Poder em uma palavra : Ebenezer é uma palavra que tem poder e significado. Podemos lê-los nas escrituras sem pensar. O que precisamos entender, entretanto, é o que essa palavra significa não apenas para Samuel e Israel, mas também para nós no século vinte e um. Os cristãos podem desenvolver seu Ebenezer porque Deus é a pedra de nossa ajuda. Ele é duro e nos ajudará nas provações. Todos nós já tivemos momentos em que sabemos que sem Deus não poderíamos enfrentar isso. Então podemos pegar nosso Ebenezer e lembrar a graça que recebemos.

Espero e oro para que a mensagem principal tenha passado pelas escrituras e pelo testemunho hoje. Quer dizer, servimos a Deus, que fica feliz em abençoar e ajudar seu povo. Ele me ajudou, ajudou meus parentes e amigos e, com certeza, ajudará você. Confie nele, aceite sua palavra e peça-lhe com fé para ajudá-lo na área de que você precisa. Você pode confiar com segurança em uma escritura que diz: “Até agora o Senhor nos ajudou”. E ele não vai embora agora!